5 cuidados com a saúde masculina que são indispensáveis
5 cuidados com a saúde masculina que são indispensáveis
Cuidar da saúde deveria ser um hábito adotado tanto por homens quanto mulheres. No entanto, elas tendem a se preocupar mais, enquanto eles, muitas vezes, fogem da ideia de visitar o médico, principalmente em consultas de rotina. Ainda assim, existem cuidados com a saúde masculina que são indispensáveis.
Exatamente por isso não é recomendado ignorar sinais que o corpo dá e muito menos postergar aquela consulta médica. Afinal, a prevenção ainda é a melhor forma de combater doenças. Além disso, é importante ressaltar que os homens precisam se cuidar desde muito jovens.
Confira quais cuidados você precisa ter e que sinais não deve ignorar:
Manter uma alimentação saudável
Os homens também precisam se preocupar com a alimentação. Isso não significa viver em uma dieta restrita, mas escolher melhor os alimentos do cardápio e evitar aquilo que não faz bem.
O objetivo é garantir o consumo ideal de nutrientes, para que o metabolismo funcione corretamente. Você até pode comer um hambúrguer de vez em quando, ou tomar aquela cerveja no final de semana, o truque é não exagerar. Alimentação saudável, basicamente, envolve equilíbrio.
Praticar exercícios físicos
Este é um dos cuidados com a saúde masculina que é mais valorizado. Apesar disso, o objetivo deles é manter o peso ou emagrecer. Na verdade é importante saber que exercícios físicos trazem muito mais benefícios.
Manter uma vida ativa e fugir do sedentarismo evita doenças do coração, além disso, ajuda a lidar com o estresse e ansiedade. Não é necessário ir para a academia todos os dias, uma caminhada, uma volta de bicicleta e até mesmo o skate ou longboard já ajudam. Então, é só escolher uma atividade física que agrade.
Fazer exames de rotina
Os homens têm o hábito ruim de evitar as visitas ao médico, tanto que só procuram ajuda quando algo está incomodando demais. O comportamento é prejudicial, já que doenças poderiam ser detectadas com antecedência, evitando sintomas mais sérios e seus agravantes.
Assim, o check-up anual precisa estar incluso em sua rotina. São testes de sangue, de urina e mais outro que o médico achar necessário. O objetivo é garantir que tudo vai bem. Não é necessário procurar uma especialidade, você pode se consultar com o clínico geral, que irá orientar e solicitar os exames.
Além disso, uma ida ao médico também pode ajudar a identificar problemas relacionados à vida sexual, como a disfunção erétil, que, se comprovada, pode ser tratada com o uso de Tadalafil.
Tentar reduzir o consumo de álcool e cigarros
O álcool e o cigarro em excesso podem levar a impotência sexual, sem contar outros problemas de saúde relacionados aos dois elementos. Aliás, qualquer coisa em excesso é prejudicial, portanto, é preciso ter controle.
Se puder beber ocasionalmente e reduzir os cigarros, já poderá observar melhoras em sua saúde. Inclusive porque o tabaco está relacionado com hipertensão, doenças pulmonares e até o câncer.
Cuidar da saúde mental
Um conselho que quase não é repassado aos homens é o de se preocupar com a saúde mental. No entanto, eles também estão suscetíveis a lidar com a baixa autoestima, com o estresse, a ansiedade e a depressão.
Sabendo disso, não há nada errado em consultar um psicólogo e adotar em sua rotina técnicas que ajudem a manter a saúde mental em dia. Ela não deve ser ignorada, até porque, anda junto com a saúde física.
Esses são cinco cuidados com a saúde masculina que você não deve ignorar. Afinal, os homens também precisam se preocupar com sua qualidade de vida e prevenir doenças.
Para conhecer mais sobre saúde masculina, confira o site da MedicaNet