Minimalismo – pode ser o seu estilo de vida
Minimalismo, já faz tempo que me perguntam sobre esse estilo de vida.
Primeiro: Confesso que não sabia que vivo dessa forma faz muito tempo.
Vivendo e aprendendo!
No entanto, existem alguns receios sobre esse estilo de vida, achando que agora você vai precisar esvaziar a casa, a vida e virar um eremita.
Calma…não é assim. Mas posso afirmar que esse estilo de vida é um processo gradativo. E se você seguir essas dicas, até o final do ano você vai ser uma feliz minimalista.
O estilo de vida minimalista é um exercício para se livrar do peso, das cobranças, das responsabilidades desnecessárias e tentas outras coisas que a vida quer que você faça ou tenha.
Se recorda de precisar adquirir uma roupa nova, só porque suas amigas decidiram comprar? Talvez fez uma conta desnecessária porque o pessoal do trabalho resolveu rachar um valor que nem passava pelo seu orçamento.
Já se sentiu na obrigação de ter determinado produto ou serviço porque alguém disse que você não poderia viver sem?
No entanto… Quando decidimos ter uma atitude minimalista, a vida se transforma! Porém, algumas pessoas se afastam ou a gente se afasta dela. Seus conceitos mudam. As prioridades invertem.
Mari, já estou gostando do assunto, mas, por onde começar?
Comece pensando nos benefícios que esse estilo de vida pode te trazer. Bem como toda a sustentabilidade a sua volta.
Mas, calma! Não precisa vender seu microondas inox super bem escolhido e usar fogão a lenha, rsrsr.
Alistei abaixo os benefícios que esse estilo me trouxe.
Minimalismo gera menos estresse
O estresse atrapalha a minha vida. Contas a pagar, responsabilidades que não são minhas e tantas coisas para me preocupar.
No entanto… O minimalismo, me ajudou a focar em coisas que são realmente importantes. Menos gastos financeiros, menos responsabilidades, menos estresse.
Tempo
Normalmente as pessoas querem saber como dou conta de fazer tantas coisas. E eu respondo … tenho tempo de sobra. Mas, como? Quando temos menos coisas para limpar e menos compromissos para cumprir, o tempo se torna nosso aliado nas coisas que realmente gosto de fazer.
Consigo passar mais tempo planejando coisas interessantes e até descansando mais.
Criatividade
Viver com menos te transforma em mestre da criatividade. Novas ideias surgem e você se torna uma pessoa mais adaptável.
Sustentabilidade
A pessoa minimalista pensa em como ela pode contribuir com o planeta, gerando menos lixo e usando da melhor forma os recursos a dos aterros de lixo. O planeta, acima de tudo, agradece!
Liberdade financeira
Frequentemente, o dinheiro traz felicidade sim, se souber o jeito certo de usar. O minimalismo me ajudou a ter mais prazeres em experiências do que em consumos.
Vistar um parque, ir a um museu, usufruir de coisas que estimule minha criatividade, aprendizado e tranquilidade se tornaram maiores do que ter roupas, produtos e etc… Isso melhorou minha vida financeira!
Afinal, gastar 100 reais em um parque é muito melhor do que gastar em uma camiseta.
Amizades tóxicas
Quando pensamos em amizades tóxicas, logo vem a cabeça amizades que te colocam para baixo certo? Mas, já pensou nas amizades que te incentivam a gastar o que você não tem ou consumir o que não precisa?
Conheço “amigos ” que não tem tempo para um café, porque precisam trabalhar dobrado para pagar bens que nem usufruem… desculpa isso não é pra mim…
Espaço sobrando para o minimalismo
Ok, não precisamos de uma casa vazia para ser minimalista. Apenas temos o necessário e até alguns luxos, porque não? Ter espaço é uma delícia! Colocar algo novo na casa é maravilhoso!
Aprendi que posso ter o que eu quiser, desde que isso não desestabilize o orçamento, não me estresse de alguma forma e não tome meu tempo além do necessário. Liberte-se do que é velho e não acrescenta.
Sabendo de alguns benefícios que tal começar a pensar que:
Comprar menos é comprar melhor. Sim… analise bem antes de comprar algo.
Comprar só porque está em promoção, mas não precisar do item…é jogar dinheiro fora.
Estabeleça prioridades e regras para o consumo. Ter um valor x para gastar com tal produto vai ate ajudar a não gastar além da conta.
Pense na qualidade. Quanto tempo vai durar? Pensando assim suas compras serão mais significativas.
Desapegue. Sempre falo isso! Não usa…doe, venda, jogue fora. Se apegue a pessoas e não a coisas. Isso é libertador.
Experiências é melhor que coisas materiais.
Se encontre! Se reconheça dentro desse estilo de vida.
E tem mais
Minimalismo é abundância e não escassez. Você pode ser feliz com o suficiente.
Comece hoje! Anote todas as mudanças que pretende fazer. E como pretende fazer.
Comece pelo mais fácil, assim você vai tomando gosto pela experiência de viver de forma mais simples e produtiva.
Observe cada cantinho da sua vida e vá eliminando o que está te atrapalhando ou impedindo que você alcance outros objetivos.
Se precisar deletar pessoas da sua agenda, faça isso sem dar explicações. Com certeza não vão nem perceber. E se perceber… e daí?
Desapegue de roupas que não são mais a sua cara,que não usa, ou não compraria hoje.
Até pode ser doloroso, mas, acredite vai valer a pena!
O post Como ter uma vida simples vai te ajudar a ver que a alegria está nas coisas simples da vida. E o minimalismo vai entrar no seu cotidiano!
Bora minimalizar… e aproveitar mais a vida, as experiencias! Mais liberdade e controle sobre sua vida e suas ideias.
Você vai perceber que seus recursos financeiros, emocionais, materiais e físicos podem ser usados a seu favor. Você vai amar a experiência, posso garantir!
Um beijo enorme e minimalista pra você, e logo falaremos mais sobre isso.
Otimas dicas. Eu tinha uma visão diferente sobre o assunto. Amei e vou começar colocar em pratica as dicas. Parabéns pelo trabalho
Mimmmmm, que bom ver seu comentário! E que bom que gostou!
Amei o post. Simples de entender. É dificil olhar pra dentro para identificar, mas pensar nos beneficios que vai trazer da muita motivação. Obrigada viu!!!!! Bjão
Que bom que gostou, obrigada por comentar. Beijão.
Post excelente e completo amiga Amei